quarta-feira, 15 de abril de 2020

Água



De acordo com a 13ª edição do Krause, ao nascer, a água equivale cerca de 75% a 85% do peso corpóreo total. Diminuindo com a idade, ao longo do envelhecimento (devido à sarcopenia) e com a quantidade de tecido adiposo. Possui maior quantidade em pessoas atletas, se comparado às não atletas.
A água é de fundamental importância para atividades como digestão, absorção, excreção, estrutura e função do sistema circulatório e equilíbrio da temperatura do corpo (uma desidratação de 20% pode gerar morte, enquanto uma com 10% pode agravar sistemas fundamentais do corpo). Desempenhando papel de transporte para os nutrientes e substâncias corpóreas.
Um importante mecanismo para o controle da ingestão de líquidos é a sede, processo deficiente em indivíduos mais idosos, podendo gerar carência hídrica, podendo assim desenvolver uma desidratação. Crianças, indivíduos doentes também podem ter uma alteração do mecanismo de sede.  
A excreção hídrica pode ser por meio da urina (Substâncias diuréticas como álcool, cafeína e algumas ervas, aumentam a excreção urinária) pelas fezes (o processo de diarréia aumenta a excreção hídrica, podendo gerar desidratação), pela respiração e pelo suor (altitudes e temperaturas elevadas e baixa umidade podem aumentar a excreção hídrica), ocorrendo também em casos anormais, como hemorragia e queimaduras.
Cefaleia, fadiga, inapetência, tonturas, redução e concentração urinária, mucosas do nariz e da boca ressecadas, taquicardia e hipotensão ortostática, são alguns dos sintomas da desidratação.
Quando essas irregularidades não são ajustadas, ocorre um agravamento do estado de saúde. Causando agravos em órgãos (por exemplo, os rins, que removem toxinas do corpo) e funcionalidades do corpo.

Conteúdo de água em alimentos comuns na alimentação brasileira.
Alimento
Medida caseira
Quantidade (g)
Conteúdo de água (ml)
Arroz cozido
1 escumadeira média cheia
85
50,8
Feijão cozido
1 concha média cheia
140
101,0
Farinha de mandioca
1colher de sopa cheia
16
0,8
Bife frito
1 unidade média
100
58,8
Alface
5 folhas médias
50
46,9
Tomate
4 fatias médias
60
56,8
Total


315,1
Fonte: Livro Nutrição Clínica.

Recomenda-se, cerca de 35 ml por cada quilograma de peso corporal de líquidos em adultos saudáveis. 

Referência:
LOPES, T.D.; ARRUDA, P.P. Escassez hídrica mundial: uma ação antrópica de agravos à saúde. 2011.

MAHAN, K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, J. Alimentação nutrição e dietoterapia. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

VANUNUCCHI, H.; MARCHINI, J.S. Nutrição clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário