quarta-feira, 4 de março de 2020

Consumo alimentar e o gasto energético na variação do peso corporal



Quantas vezes você escutou alguém dizendo que queria ganhar ou perder peso? É bem comum falarem isso, mas você sabe sobre a relação do consumo alimentar e do gasto energético na variação do peso?
Necessidade energética é a necessidade de energia proveniente do consumo alimentar que garante a manutenção de um organismo. Considerando a idade, sexo, peso, altura, atividade física de um indivíduo, etc.
Quando de forma prolongada, o consumo alimentar é similar ao gasto energético, ocorre a manutenção da saúde geral, há o sustento dos exercícios diários e ocorre um equilíbrio no peso corporal.  Por isso, se um indivíduo necessita de cerca de 2.000 kcal durante um dia e seu consumo alimentar mantém-se em tono de 2.000 kcal diárias constantemente, significa que esse indivíduo certamente manterá seu peso corporal estável.
Quando ocorre um desequilíbrio energético positivo (balanço energético positivo), ou seja, quando existe um maior consumo energético alimentar constante, há um aumento de peso corporal. Desta forma, se constantemente, o indivíduo que necessita de cerca de 2.000 kcal por dia, ter seu consumo alimentar acima (adição de 500-1.000 kcal/ dia) deste valor, ele certamente aumentará seu peso corporal.
Quando ao longo prazo, há um desequilíbrio energético negativo (balanço energético negativo), ou seja, quando ocorre menor consumo energético alimentar, há uma perda de peso corporal. Assim, se de forma prolongada, o indivíduo que necessita de cerca de 2.000 kcal por dia, apresentar um consumo alimentar menor (500-1.000 kcal/ dia) deste valor, provavelmente haverá uma redução de seu peso corporal.
Levando em consideração esses aspectos, parece ser bem simples entender sobre a alteração de peso corporal, no entanto não é algo tão simples assim. Existem diversas variáveis que podem afetar na alteração do peso corporal. Por isso é imprescindível que procure um profissional capacitado para ajustar suas necessidades.

Recomendações:
(Guia Alimentar para a População Brasileira).
(Alimentos Regionais Brasileiros)

Referências:
MAHAN,K.; ESCOTT-STUMP,S.; RAYMOND,J. Alimentação nutrição e dietoterapia. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MCARDLE,W.; KATCH,F.; KATCH,V. Nutrição para o esporte e o exercício. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário